Ano bíblico:    -  Áudio   |  Lições:   Texto  -  Áudio  -  Palm  -  Ppt  |  Meditações: Texto 

quinta-feira, 1 de março de 2012

O Hospital de Cristo

Por Charles Haddon Spurgeon,

“Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas.” Salmo 147:3
Tantas vezes que temos lido este Salmo, invariavelmente tem nos causado uma grande impressão o contexto no qual se encontra este versículo, e especialmente sua conexão com o versículo seguinte. Leiam os dois textos de forma direta: “Sara os quebrantados de coração, e lhes ata as suas feridas. Conta o número das estrelas, chama-as a todas pelos seus nomes”. Quanta condescendência e grandeza! Quanta piedade e onipotência! Quem conduz esses mundos poderosos em órbitas quase imensuráveis, é também o Médico das almas humanas, e se inclina aos corações quebrantados, e com Seus próprios dedos cheios de ternura, fecha a ferida aberta e liga ela com emplasto de amor. Pensem nele; e se eu não puder falar, como desejo fazer, sobre o maravilhoso tema da condescendência, ajudem-me com seus pensamentos para eu fazer reverência ao Criador das estrelas, que é, ao mesmo tempo, o Médico dos corações quebrantados e dos espíritos feridos.
Estou igualmente interessado na conexão de meu texto com o versículo que lhe precede: ”O SENHOR edifica a Jerusalém, congrega os dispersos de Israel”. A igreja de Deus não poderia estar melhor edificada do que quando é construída com homens de corações quebrantados. Tenho orado a Deus secretamente muitas vezes, ultimamente, pedindo-lhe que Se agrade de reunir dentre nós um povo que tenha uma profunda experiência, que conheça a culpa do pecado, e que seja quebrado e reduzido ao pó, baixo um sentido de sua própria incapacidade e indignidade. Estou persuadido que, sem uma dolorosa experiência do pecado, raramente haverá muita fé nas doutrinas da graça, e haverá pouco entusiasmo em louvar o nome do Salvador. A Igreja necessita ser edificada com homens que tenham sido abatidos. A menos que conheçamos em nossos corações nossa necessidade de um Salvador, nunca seremos o suficientemente dignos de anunciar Ele. O pregador que nunca foi convertido, o que pode dizer a respeito? E quem não há estado nunca na masmorra, quem não tenha estado nunca no abismo, quem não tenha se sentido deixado longe da presença de Deus, como poderia consolar a muitos dos que estão perdidos e sujeitados com as cadeias da desesperação? Que o Senhor quebrante muitos corações, e que logo os feche, para que com eles edifique a igreja e more nela!
Neste momento, abandonando o contexto, venho ao texto em si, e desejo falar dele para que todo aquele que está aqui atribulado possa obter consolo, se Deus Espírito Santo nos fala nele. Considerem, primeiro, aos pacientes e suas enfermidades: ”Ele sara os quebrantados de coração.” Considerem, posteriormente, ao Médico e Sua medicina, e por um momento voltem seus olhos à Ele, que faz a obra de salvação. Logo, vou considerar o tributo ao grandioso Médico que encontramos neste versículo: “Ele sara os quebrantados de coração, e ata suas feridas.” Por último, e como modo de aplicação prática, consideraremos o que devemos fazer por Ele, que sara os quebrantados de coração.
I. Então, em primeiro lugar, considerem AOS PACIENTES E SUA ENFERMIDADE. Eles sofrem de quebrantamento de coração. Tenho ouvido de muitos que tem morrido por causa dessa enfermidade. No entanto, aqui há alguns que vivem com um coração quebrantado, e que vivem tanto melhor porque seu coração foi quebrantado. Vivem uma vida diferente e mais elevada do que a levaram antes que esse bendito golpe despedaçasse seu coração.
Existe muitos tipos de corações partidos, e Cristo é eficaz para sarar a todos eles. Não vou rebaixar nem estreitar a aplicação de meu texto. Os pacientes desse grandioso Médico são aqueles cujos corações são quebrantados pela aflição. Seus corações são quebrantados pela decepção. São quebrantados pelo combate. São quebrantados de dez mil maneiras, pois este mundo quebra os corações; e Cristo é muito eficaz sarando todo tipo de corações quebrantados. Eu animo a todas as pessoas, ainda que seu quebrantamento de coração não seja de natureza espiritual, que busquem a Quem sara aos quebrantados de coração. O texto não diz: ”aos quebrantados espiritualmente de coração”, portanto, não colocarei nenhum advérbio ali onde não há nenhum na passagem. Venham aqui, os que estão cansados e sobrecarregados; venham aqui, todos os que sentem dor, não importa qual seja sua aflição; venham aqui, todos os que têm corações quebrantados com um quebrantamento de qualquer natureza, pois Ele sara aos quebrantados de coração.
Todavia, há um quebrantamento de coração especial a qual Cristo dá a mais pronta e terna atenção. Ele sara à aqueles cujos corações estão quebrantados pelo pecado. Cristo sara ao coração quebrantado por causa de seu pecado, ao coração que aflige-se, lamenta-se, deplora e geme, dizendo: ”Ai de mim, porque tenho feito este terrível mal, acarretando minha ruína! Ai de mim, porque tenho desonrado a Deus, afastei-me de Sua presença, tenho convertido-me em merecedor de Sua ira eterna, e neste momento Sua ira permanece sobre mim!” Se existe alguém entre meus leitores cujo coração está quebrantado por sua vida passada, esse é o homem ao qual se refere meu texto. Está quebrantado teu coração porque tens desperdiçado quarenta, cinquenta, sessenta anos? Está quebrantado teu coração porque recorda que hás amaldiçoado ao Deus que tem te abençoado, porque tem negado a existência do Deus que, sem ele, não haveria existido nunca, porque tens vivido sem educar a tua família na piedade, e sem respeito de nenhum tipo para com o Altíssimo? O Senhor tem feito você ver isto claramente? Tem feito você sentir que coisa tão espantosa é estar cego a Cristo, não aceitar Seu amor, rechaçar Seu sangue, viver como inimigo de teu melhor Amigo? Tem sentido isso? Oh, amigo meu, não posso chegar até esse balcão onde você está para dar-lhe minha mão; porem quero que pense que o estou fazendo, pois é o que desejo fazer-lhe. Se existe um coração quebrantado por causa do pecado, dou graças a Deus por ele, e louvo ao Senhor porque temos um texto como este: ”Ele sara aos quebrantados de coração.”
Cristo também cura aos corações que são desatados do pecado. Quando você e o pecado têm pelejado, não voltam a contentar-se mais. Você e o pecado foram amigos em outro tempo. Porem agora odeia ao pecado, e queria estar inteiramente livre de pecado se pudesse. Não deseja pecar nunca mais. Deseja intensamente estar livre de teu pecado mais querido, ao que você se entregou alguma vez, e deseja ser feito puro como Deus é puro. Teu coração tem sido desatado de suas velhas amarras. O que antes amava, agora odeia. O que antes odiava, agora ao menos deseja amar. Isso está bem. Dá-me gosto que leiam este texto, pois para vocês foi enviado. “Ele sara aos quebrantados de coração.”
Se há algum homem quebrantado de coração em qualquer lugar, muita gente o desprezará. ”Oh!,” dirão, ”sofre de melancolia, está louco, tem sua mente transtornada pela religião!” Sim, os homens desprezam aos quebrantados de coração, porem a eles, oh, Deus, Tu não desprezarás! O Senhor os cuida e os sara.
E quem não os desprezam, de todas as maneiras os evitam. Eu tenho uns quantos amigos que desde muito tempo tem tido quebrantados seus corações; e quando me sinto bem deprimido, devo confessar que quase nunca os busco, pois estariam propensos a deprimir-me mais ainda. No entanto, não me afastaria deles sem sentir que posso ser de ajuda para eles. Mas ainda assim, é parte da natureza do homem buscar aos que estão alegres e felizes, e evitar aos quebrantados de coração. Deus não faz isso; Ele sara aos quebrantados de coração. Ele vai onde se encontram e revela-se a eles como o Consolador e o Sarador.
Em muitíssimos casos, as pessoas desesperam-se com os quebrantados de coração. ”É inútil,” diz alguém, ”tenho procurado consolar-lhe, porem não pude ter sucesso.” “Tenho desperdiçado muitas palavras com tal e tal amigo, e não pude ajudar-lhe,” diz outro. ”Perdi as esperanças que alguma vez saia dessa escuridão.” Não sucede assim com Deus; Ele sara aos quebrantados de coração. Ele não perde a esperança com ninguém. Ele mostra a grandeza de Seu poder, e as maravilhas de Sua sabedoria, resgatando a homens e mulheres do calabouço mais vil em que a desesperação tenha-os encerrado.
Os próprios quebrantados de coração, não crêem que possam ser jamais convertidos. Alguns deles estão seguros que não o serão nunca; desejariam estar mortos, ainda que eu não veja o que ganhem com isso. Outros desejariam não ter nascido nunca, ainda que esse é um desejo inútil agora. Alguns estão prontos a correr atrás de qualquer coisa nova, para tratar de encontrar um pouco de consolo. Entretanto que outros, quando se agrava mais e mais seu caso, ficam quietos em uma desesperação sombria. Eu queria saber quem são eles; eu gostaria de aproximar-me e dizer-lhes unicamente: vamos, irmãos, hoje não devem duvidar nem desesperar, pois meu texto é gloriosamente completo, e está dirigido a você. Ele sara aos quebrantados de coração, e ata suas feridas. Leiam esse versículo: ”Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.” Por conseguinte, Ele pode sarar ao quebrantado de coração. Deus recebe glória quando levanta a um morto. Quando uma alma não pode mover-se, nem ajudar-se a si mesma, Deus se deleita quando vem com Sua onipotência, e levanta o grande peso, e liberta ao carregado.
Requer-se de grande sabedoria para consolar a um coração quebrantado. Se alguém tem intentado alguma vez, estou seguro que haverá descoberto que não é uma tarefa fácil. Eu dediquei muito de minha vida a esta tarefa; e sempre me afasto de uma pessoa desanimada com uma consciência de minha própria incapacidade para consolar alguém com um coração quebrantado e abatido. Unicamente Deus pode fazer-lo. Bendito seja Seu nome porque tem estabelecido que uma Pessoa da Sagrada Trindade assuma este oficio de Consolador, pois nenhum homem poderia desempenhar esses deveres. Tampouco poderíamos sonhar em ser o salvador dos quebrantados de coração. Salvar ou consolar de maneira eficiente e completa é uma obra divina. É por isso que o Espírito Santo assumiu ser o Consolador; e Cristo, por meio do Espírito Divino, sara aos quebrantados de coração e ata suas feridas com infinito poder e infalível perícia.
II. Agora, em segundo lugar, vamos considerar AO MÉDICO E SUA MEDICINA: ”Ele sara aos quebrantados de coração, e ata suas feridas.” Quem é o que sara aos quebrantados de coração?
Eu respondo que Jesus foi ungido por Deus para esta obra. Ele disse: “O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração.” Acaso o Espírito Santo foi dado a Cristo em vão? Isso não pode ser. Ele foi dado com um propósito que deve ser cumprido, e esse propósito é sarar aos quebrantados de coração. Pelo próprio ungimento de Cristo pelo Espírito Santo, podem estar seguros que nosso Médico sarará aos quebrantados de coração.
Ademais, Jesus foi enviado por Deus com o propósito de fazer esta obra: ”Me enviou a pregar boas novas aos abatidos, a atar aos quebrantados de coração.” Se Cristo não sara aos quebrantados de coração, não cumpriria a missão pela qual desceu do céu. Se os quebrantados de coração não foram alegrados por Sua vida gloriosa e as bênçãos que fluem de Sua morte, então haveria vindo à terra em vão. Esta é a missão precisa pela que o Senhor de gloria abandonou o seio do Seu Pai para ser coberto com o véu da argila humana: para que sarasse aos quebrantados de coração; e Ele o fará.
Também nosso Senhor foi educado para esta obra. Não somente foi ungido e enviado; se não que foi treinado para ela. ”Como?” se perguntarão. Pois bem, Ele mesmo teve um coração quebrantado; e não há melhor educação para o oficio de consolador que ser colocado ali onde você mesmo tem necessidade de consolo, para que possa desta maneira consolar a outros com o mesmo consolo com que tem sido consolado por Deus. Seu coração está quebrantado? O coração de Cristo foi quebrantado. Ele disse: “O escárnio tem quebrantado meu coração, e estou oprimido”. Foi abatido até o nível mais baixo que tens alcançado, e, todavia muito mais profundamente do que tu jamais possas ser abatido. “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” foi Seu amargo clamor. Se essa fora tua expressão de agonia, Ele pode interpretar-la por Seu próprio sofrimento. Ele pode medir tua dor por Sua dor. Corações quebrantados, não há salvação para vocês exceto por meio de Quem experimentou em Si mesmo um coração quebrantado. Vocês que estão desconsolados, venham a Ele! Ele pode alegrar e fazer feliz seus corações, pelo simples fato do próprio desconsolo que experimentou, e pelo quebrantamento de Seu próprio coração. ”Ele mesmo tomou nossas enfermidades, e levou nossas dores.” Ele foi ”tentado em tudo segundo nossa semelhança,” ”varão de dores, experimentado em quebranto.” Para um coração quebrantado, não há médico comparável a Ele.
E mais, eu posso justificadamente recomendar meu Senhor Jesus Cristo como o Curador dos quebrantados de coração, porque Ele tem muita experiência nessa obra. Algumas pessoas têm medo que o doutor tenha intenção de fazer experimentos nelas; mas nosso Médico fará por nós unicamente o que já fez muitas vezes antes. Com Ele, não se trata de experimentos. Se vocês batem hoje à porta de meu grandioso Doutor, talvez digam-lhe: ” Senhor meu, aqui vêm o paciente mais estranho que jamais venho te ver.” Entretanto, olha o paciente , sorrirá, e pensará, ” salvei a centenas como você.” Aqui vem outro que diz:”esse caso do homem que me precedeu não é nada comparado com o meu; eu sou seguramente o pior pecador que jamais há existido. E o Senhor Jesus Cristo dirá: ”Sim, eu salvei faz tempo ao pior homem que jamais existiu, e salvo continuamente a pessoas como ele. Deleita-me fazer-lo.” Mas ainda aqui vem um outro que tem um quebrantamento de coração de maneira muito curiosa. Ele é um atormentado extraviado. Sim, porem meu Senhor “se mostra paciente com os ignorantes e extraviados.” Ele pode sarar a este extraviado, pois sempre tem estado salvando a pecadores extraviados. Meu Senhor tem sarado aos corações quebrantados aproximadamente 1900 anos. Acaso podem encontrar uma placa de bronze em Londres que propagande a um médico daquela época? Ele tem estado na obra maior tempo que esse; pois faz aproximadamente seis mil anos que Ele dedicou-se a este negócio, e está ainda sarando aos quebrantados de coração desde então.
Dir-lhes-ei algo que sei com base em uma confiável autoridade, e é que nunca perdeu um caso. Nunca venho alguém com um coração quebrantado, que não tenha-lhe sarado. Ele nunca disse para alguém: ”Você é demasiadamente mal para que eu te sare,” mas sim disse: ”Ao que a vem a mim, não lhe deixo fora.” Meu querido leitor, Ele não te deixará fora. Você diz: “você não me conhece, senhor Spurgeon.” Não, não te conheço; e você veio aqui esta noite, e realmente não sabe por que esta aqui; só sabe que está muito abatido e muito triste. O Senhor Jesus Cristo te ama tal como é, um individuo pobre, decaído, cheio de dúvidas, desolado e desconsolado. Filhas da aflição, filhos da dor, olhem isto! Jesus Cristo tem saído para sarar corações quebrantados por milhares de anos, e está ativo na obra. Conhece-a tanto por experiência como por educação. Ele é ”grande para salvar.” Tomem-Lhe em conta; Tomem-Lhe em conta; e que o Senhor conceda-lhes graça para que venham e confiem Nele agora mesmo!
Assim, Tenho falado-lhes sobre o Médico de corações quebrantados; posso dizer para vocês qual é seu principal remédio? É Sua própria carne e sangue. Não há cura semelhante. Quando um pecador está sangrando pelo pecado, Jesus verte Seu próprio sangue na ferida; e quando essa ferida tarda em sarar, Ele a cobre com Seu próprio sacrifício. A salvação para corações quebrantados vem pela expiação, uma expiação por substituição, por Cristo que sofre em nosso lugar. Ele sofreu por cada um dos que crêem Nele, e o que crê Nele não é condenado, e não pode ser condenado nunca, pois a condenação que merece foi posta sobre Cristo. Ele está limpo diante do tribunal de justiça e do trono de misericórdia. Eu lembro quando o Senhor colocou esse precioso unguento sobre meu espírito ferido. Nada podia curar-me até que entendi que Ele morreu em meu lugar, morreu para que eu não morra; e agora, hoje, meu coração sangraria até a morte, se não fora porque creio que ” ele mesmo levou nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro.” “Por sua chaga nós fomos curados,” e não por nenhuma outra medicina, exceto este sacrifício expiatório. Um maravilhoso remédio que cura tudo é este, quando o Espírito Santo o aplica com Seu próprio poder divino, e deixa que a vida e o amor fluam ao coração que estava a ponto de sangrar até a morte.
III. Meu tempo voa muito rapidamente; portanto, em terceiro lugar, quero que considerem O TRIBUTO AO GRANDIOSO MÉDICO que é proclamado em meu texto. É Deus o Espírito Santo que, por boca de Seu servo Davi, dá testemunho hoje para esta congregação de que o Senhor Jesus cura aos quebrantados de coração, e ata suas feridas. Se eu o dissesse, não necessitariam crer-me mais do que eu necessitaria crer-lhes, se vocês o dissessem. A palavra de um homem é tão boa como a de outro, entre gente verdadeira; porem esta declaração encontra-se em um Salmo inspirado. Eu creio-lhe; não me atreveria em duvidar dela, pois tenho comprovado sua verdade.
Entendo que meu texto quer dizer isto: Faz eficazmente. Como mencionei na sexta-feira passada, se houvesse uma pessoa abatida ou desanimada em um raio de vinte milhas daqui, pode estar segura de encontrar-me. Eu rio comigo mesmo às vezes e digo: ”Deus os criou e eles se juntam;” porem eles vem para falar comigo de seu desânimo, e às vezes me deixam meio desanimado quando procuro fazer-lhes sair de sua tristeza. Tenho tido alguns casos muito tristes ultimamente, e temo que, quando saiam de minha habitação, não podiam dizer de mim: ”ele sara aos quebrantados de coração.” Estou seguro que, sim, podiam dizer: “Fez o mais que pode. Utilizou os mais sutis argumentos em que pôde pensar para consolar-me. E sentem-se muito agradecidos. Regressam às vezes para dar graças a Deus porque são animados um pouco; porem alguns deles são visitantes frequentes; tenho sempre tratado de animar-lhes mês a mês. Porem, quando meu Senhor assume o trabalho: ”Ele sara aos quebrantados de coração.” Não somente procura fazer, mas realmente o faz. Ele toca as fontes secretas da aflição, e estanca a origem da aflição. Nos fazemos o possível, porem não podemos concluir com sucesso. Vocês sabem que é muito difícil tratar com o coração. O coração humano necessita algo mais que habilidade humana para ser curado. Quando uma pessoa morre, e os médicos desconhecem a causa de sua morte, dizem: ”foi uma doença de coração.” Não entenderam seu mal. Isso é o que quer dizer. Só há um Médico que pode sarar o coração; porem, glória seja dada a Seu bendito nome: ”Ele sara aos quebrantados de coração,” e o faz eficazmente.
Segundo leio meu texto, entendo que diz que sara constantemente. ”Ele sara aos quebrantados de coração.” Não simplesmente “Ele os sarou faz anos”, mas sim que está fazendo agora. ”Ele sara aos quebrantados de coração, e ata suas feridas.” Como, neste instante precisamente? As 19:50? Sim, Ele está realizando esta obra agora. ”Ele sara aos quebrantados de coração,” e quando o serviço tenha terminado, e a congregação tenha seguindo seu curso, o que Jesus estará fazendo então? Oh, todavia, Ele estará sarando aos quebrantados de coração! Suponham que chegue ao fim este ano de 1890, e que o Senhor não venha para julgar, o que estará fazendo? Estará sarando aos quebrantados de coração. Não usou ainda todos Seus ungüentos. Sua paciência ainda não acabou. Seu poder ainda não diminuiu no mais mínimo grau. Contudo sara. ”Oh, Deus meu!” dirá alguém, ”se houvesse vindo a Cristo faz um ano, ir-me-ia bem.” Se vens a Cristo hoje, te sucederá bem, pois ”Ele sara aos quebrantados de coração.” “Temo que eu tenha pecado até ter perdido meu dia de graça,” diz um. ”Ele sara aos quebrantados de coração.” Eu não sei quem foi o inventor dessa ideia ”pecar até ter perdido o dia de graça.” Se quer ter a Cristo, pode ter Ele. Se você é tão velho como Matusalém (e suponho que não seja mais velho que ele), se necessita a Cristo, pode ter-lo. Entretanto não tenhas entrado ao inferno, Cristo tem o poder de salvar-te. Ele prossegue com Sua antiga obra. Devido que você tem mais de cinquenta anos, diz que tua sorte está fadada; porque tem mais de oitenta anos, diz: ”sou demasiadamente velho para ser salvo agora.” Tolice! Ele sara, Ele sara; está, todavia, ainda fazendo, ”Ele sara aos quebrantados de coração.”
Contudo, vou mais longe, e digo que Ele o faz sem sobra de mudança. Tenho demonstrado-lhes que Ele realiza eficaz e constantemente; porem também o faz invariavelmente. Nunca trouxeram-lhe um coração quebrantado que não tenha podido sarar. Acaso não saem pacientes de coração quebrantados pela porta dos fundos, como fracassos de meu Senhor? Não, nenhum. Não tem existido nenhum que Ele não tenha tido possibilidade de sarar. Os doutores se vêm obrigados, às vezes, em nossos hospitais, a renunciar ao tratamento de certas pessoas, e dizem que estão desiludidas. Certos sintomas demonstram que essas pessoas são incuráveis. Você que se desespera, quero dizer-te que no hospital divino do qual Cristo é o Médico, nunca houve um paciente Seu que tenha sido rejeitado por doença incurável. Ele pode salvar perpetuamente e sem exceções. Sabe qual tão longe é isso: ”perpetuamente”? Não se pode ir mais adiante de ”perpetuamente,” porque perpetuamente vai adiante de tudo mais, para converter-se em perpetuamente. ”Pelo qual pode também salvar perpetuamente aos que por Ele acercam-se à Deus.” Onde está tu, amigo ‘Desiludido’? Está aqui esta noite? ”Ah!” diz, “Surpreende-me não estar no inferno.” Bem, a mim também me surpreende; porem não estás, e nunca o estarás, se te lanças em Cristo. Descansa na plena expiação que Ele há consumado; pois Ele cura sempre, sem exceções, ”Ele sara aos quebrantados de coração, e ata suas feridas.”
Ao ler estas palavras, entendo que Ele glorifica-se ao fazer-lo. Ele disse ao Salmista, por meio do Espírito Santo: “Escreve um Salmo que começarás com uma Aleluia, e o terminarás com uma Aleluia, e coloca no centro do Salmo isto, como uma das coisas nas quais me deleito quando recebo louvor, porque saro aos quebrantados de coração.” Nenhum dos deuses dos pagãos alguma vez foi louvado por isto. Acaso alguma vez leu-se algum hino a Júpiter, ou a Mercúrio, ou a Vênus, ou a qualquer deles, nos quais tenham sido louvados por atar aos quebrantados de coração? Jeová, o Deus de Israel, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é o único Deus que se jacta de atar aos quebrantados de coração. Vem, você que é um grande pecador depravado; vem, você que está desesperado; vem, você que tem adentrado sem medida no pecado; Você pode glorificar a Deus mais que os demais, crendo que Ele pode salvar a ti! Ele pode salvar-te, e te colocar entre os filhos. Ele se deleita salvando a aqueles que pareciam estar mais longe Dele.
IV. Este é meu último ponto: considerem O QUE DEVEMOS FAZER.
Se existe tal Médico, e temos os corações quebrantados, é obvio que, primeiro que nada, devemos recorrer a Ele. Quando se informa as pessoas que têm uma enfermidade incurável, um mal que prontamente os levará à tumba, ficam muito oprimidos; todavia se ouvirem que a enfermidade poderia ser curada depois de tudo, em algum lugar ou outro, perguntariam: “onde? onde?” Bem, talvez á centenas de kilómetros de distância; porem estariam prontos a ir, se pudessem. Ou a medicina poderia ser muito desagradável, ou muito cara; porem se descobrem que podem ser curados, dizem: “Vou conseguir ela.” Se alguém viera à suas portas e disser-lhes: ”aqui a tem, os curará; e podem obter-la gratuitamente, e na quantidade que necessitarem,” não haveria nenhuma dificuldade para promover qualquer quantidade do remédio, sempre e quando encontrarmos pessoas enfermas. Agora, se vocês têm um coração quebrantado no dia de hoje, se alegrarão de ter a Cristo. Eu uma vez tive um coração quebrantado, e fui ter com Ele, e Ele sarou meu coração; e isso em um instante, e me fez cantar de alegria! Jovens, varões e mulheres, eu tinha quinze ou dezesseis anos quando Ele me sarou; eu quisera que fossem a Ele agora, conquanto que ainda são jovens. A idade de Seus pacientes não tem importância. Tem menos de quinze anos? Os menininhos e as menininhas podem ter corações quebrantados; porem, a sua vez podem vir a Jesus, e ser sarados. Venham a Ele esta noite, e peçam para serem sarados.
Quando estejam a ponto de ir a Cristo, possivelmente se perguntem: ”Como irei a Ele?” Vem por meio da oração. Uma pessoa me disse em outro dia: ”senhor, eu quisera que você me escrevesse uma oração.” Eu respondi: ”não, não posse fazer isso, vê e diz ao Senhor o que necessitas.” Ele replicou: ”algumas vezes sinto tão grande necessidade, que não sei o que é o que necessito, e procuro orar, porem não posso. Eu quisera que alguém me dissera o que devo dizer.” ”Vamos!” lhe respondi: ”O Senhor te ha dito que é o que deves dizer. Isto é o que tem dito: ‘toma contigo umas palavras, e volte-se ao Senhor: e diga-lhe: tira toda minha iniquidade, e recebe-nos por Tua graça.” Vá a Cristo em oração com palavras como essas, ou qualquer outras que te sejam dadas. Se não lhes ocorrem palavras, as lágrimas são igualmente boas, e bem melhores até; e os suspiros, gemidos e os desejos secretos também serão aceitáveis à Deus.
Porem, lhes agrega fé. Confia no Médico. Você sabe que nenhum emplasto te sarará se não o aplica na ferida. Muito frequentemente, quando há uma ferida, necessita de uma gaze para cobrir o ungüento. A fé sustem ao ungüento celestial que o cura todo. Vá ao Senhor com todo teu quebrantado coração, e crê que Ele pode sarar-te. Crê que só Ele pode te sarar; confia em que Ele o fará. Caia a Seus pés, e diz: ”se pereço, vou perecer aqui. Eu creio que o Filho de Deus pode salvar-me, e serei salvo por Ele; e nunca olharei para nenhuma outra parte para minha salvação. ‘Senhor, eu creio; ajuda minha incredulidade! ‘” Se tens chegado tão longe como isso, está muito perto da luz; o grandioso Médico sarará teu quebrantado coração muito prontamente. Confia em que fará agora.
Quando tenha confiado Nele, e teu coração tenha sido sarado, e você seja feliz, conta a outros sobre Ele. Não me agrada que meu Senhor tenha filhos sem língua. Não digo que quero que todos vocês preguem. Quando toda uma igreja se coloca a pregar, é como se o corpo inteiro fora uma língua, e isso seria um vazio. Porem, quero que contem a outros, de uma maneira ou outra, o que o Senhor tem feito por vocês; e sejam sinceros quando se esforçarem para levar outros ao grandioso Médico. Não necessito recordar-lhes de novo, porque todos vocês recordam, a historia do doutor de um de nossos hospitais, faz como que um ano ou dois. Ele curou a pata quebrada de um cachorrinho, e o agradecido animal trouxe a outros cães para que curasse suas patas quebradas. Esse era um bom cãozinho; alguns de vocês não são nem a metade de bons do que era aquele cão. Você crê que Cristo está te abençoando, porem não procura nunca levar Ele a outros para que sejam salvos. Esse já não deve ser mais o caso. Devemos superar ao cachorrinho em nosso amor por nossa espécie; e nosso intenso desejo deve ser que, se Cristo nos tem sarado, Ele deve sarar a nossa esposa, a nosso filho, a nosso vizinho; e não devemos descansar nunca até que outros sejam levados a Ele.
Então, quando outros sejam levados a Cristo, ou incluso se não são levados a Ele, assegura-te de louvar-Lhe. Se teu coração quebrantado tem sido sarado, e você é salvo, e teus pecados foram perdoados, Louva-lhe. Não cantamos nem a metade do que deveríamos. Não me refiro a cantar em nossas congregações, mas sim quando estamos em casa. Oramos cada dia. Cantamos cada dia? Penso que deveríamos fazer-lo. Matthew Henry tinha o costume de dizer sobre a oração familiar: ”aos que oram lhes vai bem; aos que lêem e oram lhes vai melhor; aos que lêem, oram e cantam, lhes vai melhor que a todos os demais.” Penso que Matthew Henry tinha razão. ”Bom, eu não tenho boa voz,” diz um. Não tens? Então, não resmunga nunca com tua esposa; não te queixas de tua comida; não é desses que fazem infeliz ao lar por seus comentários mal-intencionados? ”Oh, não me refiro a isso!” Não, eu sei que não se referia a isso. Bem, glorifica ao Senhor com a mesma voz que tens usado para queixar-te. “Porem eu não posso dar o tom correto,” dirá outro. Ninguém disse que o fizesse. Ao menos pode cantar como eu o faço. Meu canto e de um caráter muito peculiar. Encontro que não posso limitar-me a um tom; no curso de um verso uso meia dúzia de tons e desafino; porem o Senhor, a Quem eu canto, não encontra em mim nenhuma falha. Não me culpa por não fixar-me neste ou naquele tom. Não posso evitar-lo. Minha voz escapa comigo, e meu coração também; porem eu sigo cantarolando isto ou outro, a maneira de louvor ao nome de Deus. Eu quisera que você fizesse o mesmo.
Eu conheci um velho metodista. O primeiro que fazia pela manhã, quando se levantava, era cantar um trecho de um hino metodista; e se me encontrava ao velho durante o dia, sempre estava cantando. O via em sua pequena oficina, com sua pedra de sapateiro em seus joelhos, e sempre estava cantando, e marcando o compasso com seu martelo. Quando perguntei-lhe uma vez: ”por que está sempre cantando?” ele respondeu:”porque sempre tenho algo pelo que cantar.” Essa é uma boa razão para cantar. Se nossos corações quebrantados são sarados, temos algo pelo que cantar no tempo e por toda a eternidade. Comecemos a fazer-lo para louvor da glória de Sua graça, que “sara aos quebrantados de coração, e ata suas feridas.” Que Deus abençoe a todos os corações quebrantados que estão nesta congregação no dia de hoje, por Jesus Cristo nosso Senhor! Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário